Sobre o Portal

Avisos de Segurança

Existem softwares maliciosos que, após instalados, comprometem a segurança do computador, smartphone e do utilizador. Estes softwares executam acções não autorizadas e têm a capacidade de manipular as páginas apresentadas ao utilizador. Por exemplo, podem modificar a homepage do bancobcs.ao, alterando a forma como são pedidos os códigos de acesso às contas.

Estas alterações têm como objectivo recolher informação de carácter pessoal e confidencial. Por isso, o Banco BCS aconselha a utilização de um antivírus e antispyware de confiança, tendo o cuidado de o manter permanentemente actualizado e activo.

Sempre que detecte alguma situação que lhe pareça suspeita ou necessite de esclarecimentos, por favor contacte-nos através do Centro de Contactos.



Recomendações para o acesso ao portal

Nunca aceda aos serviços de Homebanking através de links, digite sempre o endereço completo do site (www.bancobcs.ao) na barra do seu browser.

O acesso aos serviços de Homebanking que não seja por esta via aumenta o risco de se deparar com páginas falsas, que têm como objectivo capturar informações pessoais e bancárias, para posterior utilização fraudulenta (credenciais de acesso, dados pessoais, confirmação de coordenadas ou informação sobre o telemóvel).

Suspeite sempre que lhe forem solicitadas informações para além das referidas, mesmo que pareça ser um e-mail ou uma página do Banco BCS, ou se notar que a página tem um formato diferente do habitual.

Em caso de dúvida, não forneça qualquer informação e contacte de imediato os nossos serviços através do Centro de Contactos.



Dicas de Segurança

  1. Instale um antivírus e mantenha-o permanentemente actualizado. Não actualizar o antivírus é quase o mesmo que não o ter;
  2. Utilize uma firewall para que possa filtrar o tráfego da Internet que entra e sai do seu computador;
  3. Esteja atento às actualizações de segurança que os fornecedores credíveis de software disponibilizam e aplique-as de acordo com as instruções que são fornecidas.
  4. Não aceda aos sites com informação pessoal ou confidencial/sensível, ou que lhe permitem realizar operações bancárias, através de links. Digite sempre o endereço completo do site a que pretende aceder no respectivo browser;
  5. Nunca forneça dados confidenciais ou pessoais através de mensagens de correio electrónico, ou qualquer outro meio, mesmo que a solicitação seja de fonte aparentemente legítima;
  6. Não introduza elementos identificativos ou confidenciais em sites, sem confirmar que está num ambiente seguro. Verifique se o endereço começa por https:// seguido do nome correspondente ao site pretendido e se a página possui um cadeado na barra inferior ou superior do seu browser;
  7. Não abra mensagens de correio electrónico sem garantir a identidade do remetente e confirmar o assunto. Caso duvide da origem da mensagem de correio electrónico apague-a de imediato sem executar qualquer ficheiro ou anexo que conste da mesma.
  8. Não se deixe iludir por acções de terceiros associadas ao que se designa por "engenharia social" ou "arte de enganar", que utilizam "técnicas de sedução" para obtenção de informação de carácter pessoal e/ou confidencial (ex: passwords, números de identificação - BI, NIF), posteriormente utilizada indevidamente;
  9. Não escolha códigos de identificação óbvios ou facilmente identificáveis (ex.: 111111; 123456; password). Memorize-os e nunca os faculte a terceiros;
  10. Defina passwords diferentes para aceder a sites seguros (ex.: Homebanking), e para sites que não requerem grandes preocupações de segurança.